São José Marello

José Marello nasceu em Turim, Itália, no dia 26 de dezembro de 1844. Passou sua infância em S. Martino Alfieri perto de Asti. Sua devoção especial à Virgem Maria determinou-lhe sua escolha vocacional e sua fidelidade. Entrou no seminário de Asti, onde inspirou seus companheiros pela sua bondade e santidade. Atraído pelo exemplo de São José, de quem era fiel devoto, procurou sempre imitar o exemplo e as virtudes, fato que marcou seu ministério sacerdotal. Seu empenho estava voltado principalmente em favor dos pobres e dos jovens e idosos. Dedicou-se ainda com muita dedicação à prédica da catequese e prática do ministério da confissão.

Ao tempo em que contemplava a idéia de dedicar sua vida integralmente ao Senhor, tinha em mente, a intenção de ingressar em um mosteiro cartusiano. Porém, seu bispo, Monsenhor Sávio, persuadiu- o, dizendo que o Senhor pedia algo diferente para ele. Quis canalizar as aspirações de Marello, ou seja, a de dedicação total ao Senhor, no começo de uma família religiosa nova, que revivesse em Asti a presença de homens religiosos, uma presença que sufocasse as leis revolucionárias da época.

Inspirado pelo Espírito Santo, fundou, no dia 14 de março de 1878, a Congregação dos Oblatos de São José, cuja missão direcionou à educação cristã da juventude paroquial, junto às escolas e nas missões, procurando sempre um apostolado voltado para a figura de São José, o educador de Jesus, desde menino até sua juventude.

No dia 17 de fevereiro de 1889, foi consagrado, pelo papa Leão XIII, como bispo de Acqui. Como bispo, São José Marello aproximou todos empenhou-se resolutamente a manter a unidade entre os clérigos e os fiéis. Faleceu no dia 30 de maio de 1895, em Savona, aos 50 anos de idade. Foi beatificado no dia 23 de setembro de 1993 e canonizado em 25 de novembro de 2001 pelo Papa João Paulo II. Sua festa comemora-se no dia de sua morte.

Os Oblatos de São José estão presentes em diversos países do mundo, como Itália, Brasil, Peru, Bolívia, Filipinas, Estados Unidos, México, Índia, Nigéria, Eslováquia e Chile, onde continuam, de maneira operosa, os preceitos firmados por seu fundador, ou seja, espelhados na vida de São José, como desejava.

Maiores detalhes sobre São José Marello e a congregação dos Oblatos de São José, favor acessar o site:

http://osj.org.br/sitep0/sao_jose_marello.shtml