Jesus nos convida para o seguir e para sermos perfeitos na unidade

Padre José Neto Com Crianças
Padre José Neto Com As Crianças

Os Oblatos de São José que cuidam da nossa Paróquia, e estão fazendo cem anos de presença no Brasil em 2019, realizaram neste final de semana o Retiro Paroquial de Festas de Final de Ano  – O retiro foi muito especial, pregado por Pe. José Alves de Melo Neto, OSJ, Vice-diretor do Colégio Padre João Bagozzi e da Faculdade Bagozzi, de Curitiba, Mestre em Teologia, especialista em Educação que de forma simples e profunda, levou-nos à reflexão. Foi possível enxergar como está o nosso seguimento pessoal e comunitário. Confirmou e/ou indicou caminhos para seguirmos Jesus, como comunidade viva e atuante. Fortaleceu as decisões tomadas no nosso Sínodo. Assim, seguiremos focados no mesmo objetivo, testemunhando a unidade, amando-nos como Ele nos amou. Vamos trabalhar para que os jovens, os casais e os leigos RECONHEÇAM o nome de Jesus e sejam transformados por Ele. Assim como a Trindade é uma comunidade diversa, porém unida, nós também somos diversos, porém chamados a viver e testemunharmos a UNIDADE NO AMOR

Foi relembrado que seguir Jesus exige: RENUNCIAR a si mesmo e TOMAR A SUA CRUZ. Se o outro é uma cruz para mim, ele é uma possibilidade de salvação para mim. Renunciar a si mesmo, renunciar a toda ambição de poder e glória humana. Tomar a cruz, aceitando até as últimas consequências como Jesus o fez. Portanto, seguir Jesus, nos indica que devemos olhar sempre para a cruz, pois ela nos mostrará sempre, como deve ser esse seguimento que ocorre na liberdade, que é sagrada para Deus. Ele nos convida a segui-lo, se aceitarmos o convite, aceitamos tudo o que vem junto. O seguimento de Jesus exige:

  • Comprometimento;
  • Resposta firme da Liberdade;
  • Saber que não são os melhores que são convidados;
  • Exige doação de vida por completo;
  • Exige radicalidade (profundidade, ausência de superficialidade).

Fica aqui o agradecimento a nosso Arcebispo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Bispo regional Dom Sergio de Deus Borges, Administrador Paroquial Pe Mauro Negro e Vigário Pe Milton Bim.

Créditos: Léa Herter

3 Replies to “Jesus nos convida para o seguir e para sermos perfeitos na unidade”

  1. Lourdes Macario

    Padre Mauro Parabéns pela escolha do assunto e do palestrante. É o primeiro Retiro que participo , e sei que muitos outros virão. A “equipe de apoio” também está de parabéns!, tudo feito com muito capricho e delicioso. A única queixa é que devo ter engordado umas 900 gramas só neste dia!

    • Pe Mauro Negro

      Engordar 900 gramas… Este é, de fato, um problema. Mas vamos caminhando. O Pe José Neto é ótimo na exposição e nas ideias. Devemos fazer sempre retiros, pois nos reorganizam interiormente. A você e aos seus, Graça e Paz.

  2. Teresa Macario Lima

    Parabéns Padre Mauro pela iniciativa e Padre José Neto , por toda disponibilidade e empenho, só consegui participar no período da manhã.obrigada pelo carinho e dedicação .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *